Uma ferramenta essencial no trading

A literatura técnica já nos diz: o mercado se movimenta em tendência em apenas ⅓ (um terço) das vezes. Nos outros ⅔ (dois terços) os preços oscilam sem direção e não há como fazer até mesmo futuras previsões.

Logo, se temos 21 (vinte e um) dias úteis num mês, em apenas 7 (sete) dias o trader de tendência irá operar. E esses dias não serão necessariamente consecutivos. Podem ser esparsos ao longo do mês.

Se o trader de tendência não tem muito bem definido seu método operacional, ou se esse método é falho, em vários pregões sem tendência ele irá tentar operar e perderá dinheiro. Se ficasse sem fazer nada seria mais lucrativo.

Portanto, um dos segredos de ser um trader seguidor de tendência é ter uma forma eficaz de identificar a tendência, e só operar quando ela ocorre. Isso poupará tempo e dinheiro.

Ser um trader de tendência é algo muito difícil. Imagine ficar, entre os 21 (vinte e um) dias do mês, 14 (catorze) dias sem fazer nada e operar em apenas 7 (sete) ? Quem tem um nível de paciência como esse?

A sensação que dá quando você fica o dia inteiro na frente do computador olhando o mercado e não faz nada, é de que perdeu tempo, ou oportunidade. O fato de fazer algo gera uma sensação de produtividade útil.

Mas isso é um ledo engano. O trader de tendência deve operar apenas quando há tendência, ou seja, em apenas ⅓ (um terço) de todo o tempo que passa encarando a tela do computador.

Se você não tem paciência para isso, programe um robô de investimento, automatize sua estratégia, ou vá fazer outra coisa. Do contrário, você entrará para as estatísticas, sendo mais um dentre os 90% que perdem dinheiro no trading.

A absurda e imensa maioria das pessoas não pecam no método, em aspectos técnicos, na dificuldade de ler indicadores ou algo assim. Mas não possuem a virtude mais primordial no mercado financeiro: paciência.

Eu já disse e sempre vou repetir: na bolsa, paciência é mais que virtude, é dinheiro. Domine ela para que te proteja de si mesmo.

Renan Antunes