somos todos astronautas

Há poucos dias eu terminei de ler o livro “Endurance: um ano no espaço”, escrito pelo Astronauta Scott Kelly, que morou durante um ano na estação espacial internacional, para que os efeitos da gravidade sobre o corpo fossem estudados.

Kelly tem um irmão gêmeo que também é Astronauta, Mark Kelly, e que serviu como parâmetro para comparar os efeitos que a gravidade implicou no corpo de Scott. Nenhum humano ficou tanto tempo no espaço.

No livro, Scott conta não apenas sobre a missão, mas fala sobre sua vida e carreira, desde quando decidiu ser um piloto de aviões caça da Marinha americana, até quando se candidatou para ser Astronauta.

É sempre edificante conhecer os bastidores de um desafio tão imenso. Somos propensos a mistificar tudo e achar que não há problemas com os outros. Kelly descortina tudo e mostra com simplicidade todas as suas dificuldades.

Ele conta como era um péssimo aluno, a ponto de ter que estudar muita coisa novamente em anos posteriores ao período escolar. Sempre achamos que todo Astronauta sempre foi um gênio e poder ver que não mostra que todos somos capazes.

Viagens futuras para o planeta Marte exigem meses só de ida. Por isso, o estudo sobre os efeitos da gravidade no corpo são importantes, para preparar missões com tempos tão grandes.

Eu particularmente sou um estudioso da vida dos astronautas. Considero tais pessoas como referências para a vida. Eles são os profissionais que enfrentam as maiores dificuldades que possa haver.

São absurdamente disciplinados, estudiosos, cuidam da saúde corporal e mental, tem profundo conhecimento técnico em muitas coisas, sabem muito sobre vários conhecimentos e são as pessoas mais corajosas que existem.

Eu aprendi muito com o livro de Kelly, porque ele mostra que podemos falhar e vencer. Que determinação associada com disciplina são os combustíveis que te levarão ao sucesso em qualquer desafio.

Somos todos Astronautas, vivendo num grande planeta chamado “Terra”. Habitamos todos no espaço vivendo sob a luz de uma estrela chamada “Sol”.

Scott Kelly vai te ensinar a ser um Astronauta melhor.

Renan Antunes