George Soros, magnata das finanças, famoso por financiar movimentos que têm atuações políticas, disse que estamos à beira da 3ª guerra mundial com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia e que poderá ser o fim de nossa civilização.
Se será o fim acho que é exagero, mas sobre a tese da guerra eu concordo plenamente. Para mim a 3ª guerra mundial já começou e explico as razões que me fazem pensar desse modo.
Todas as guerras começam a partir de um conflito regional. As Nações não começaram a se digladiarem do nada. Foi uma briga entre dois países que tomou proporções enormes e exigiu posicionamentos e apoios.
Vladimir Putin não vai parar. Antes da guerra muitos Analistas Políticos diziam que em pleno século XXI não haveria invasão de um país ao outro. Ledo engano. Putin ultrapassou a linha que muitos subestimaram.
Ele foi o que começou a briga e partiu para a agressão. Não vai recuar enquanto não atingir seus objetivos. Somado a isso, como a Rússia sofreu inúmeras sanções, vai ficando cada vez mais isolada economicamente.
Sendo assim, eles podem chegar a um estado de necessidade que os force a tomar medidas ainda mais drásticas. Sem contar que já ameaçaram outros países, como a Finlândia.
Um terceiro fator é que as coisas não saíram conforme Putin esperava. As baixas entre o exército russo são muito maiores do que dos ucranianos. Algo que o presidente russo nem imaginava.
Putin foi o primeiro a ultrapassar a linha e outros governantes com o mesmo perfil flertam com a mesma possibilidade. A Coreia do Norte enviou mísseis ao mar do japão, onde o Presidente dos EUA faz uma visita.
Taiwan tem caças chineses sobrevoando seu espaço aéreo, numa espécie de intimidação. Os países que historicamente possuem conflitos estão se “esbarrando” como se fosse sem querer.
E com isso já vamos para o quarto mês de guerra.
Você acha que isso vai acabar bem?
Renan Antunes