Seja cético

O ceticismo é a aplicação da razão nas informações que recebemos. É a forma como os cientistas fazem ciência. É o exercício genuíno do pensamento. É a arma mais poderosa contra mentiras.

Eu fico abismado como a maioria das pessoas não fazem uso da razão quando se trata do mercado financeiro. Não questionam promessas feitas na internet, são levadas pela ganância ou pelo medo.

Promessas de ganho rápido e fácil são como pseudociências. Não são baseadas em evidências e seu objetivo é enganar as pessoas para que comprem algo. Depois que o mentiroso recebeu o dinheiro, seu intuito foi atingido.

Frases como “a próxima Magalu da bolsa”, “a ação com potencial de 1000% de ganho”, “fique milionário com forex”, “viva de bolsa”, são alguns dos jargões de marketing amplamente utilizados.

Quando se faz o uso da razão, a primeira coisa que você precisa encontrar são evidências sobre o resultado que está sendo informado. Precisa haver fontes seguras provando lucros obtidos de maneira consistente.

Não adianta o camarada ter dado uma tacada e ganho muito dinheiro em apenas um evento. Uma estratégia que seja replicável, precisa gerar ganhos sempre, ou pelo menos mais ganhos do que perdas.

Quem fica só publicando depoimentos não está provando nada. Os depoimentos precisam mostrar que as pessoas obtiveram sucesso com a referida estratégia. Pense como um investigador criminal.

Fuja do que é complicado, do que aparenta ser muito difícil de entender. Quem domina um conhecimento, é capaz de explicar de maneira simples. Albert Einstein disse que o mestre é capaz de ensinar para uma criança.

Sua metodologia de investimento precisa ser como o método científico, coletando provas, analisando dados, fazendo experimentos e registrando cada passo. Sem o uso da razão você está fadado a não ter sucesso em área alguma.

Seja cético em relação a tudo a todo tempo.

Renan Antunes