os demonios da ignorância

Estou lendo o livro do Carl Sagan chamado “O mundo assombrado pelos demônios”, onde ele refuta as pseudociências e prega a educação científica. O livro é muito bom e Sagan faz análises profundas e precisas.

Ontem fui numa pequena livraria e me lembrei sobre a falta de educação científica em nossa sociedade, alertado por Sagan em seu livro. Olhei todas as prateleiras para ver se encontrava algum livro de ciências.

Descobri que Sagan estava certo. Não encontrei um único livro de ciências e muito menos de divulgação científica. Em compensação, os livros de auto ajuda são os que mais se encontram.

Sagan nos alerta para o perigo de sabermos tão pouco de ciências. Como nossos governantes vão tomar decisões inteligentes sobre temas que exigem um conhecimento científico mínimo?

Como vamos tomar atitudes mais sábias sem saber o básico de ciências? Afinal, a ciência rege nossas vidas o tempo todo. Somos nós que não nos damos conta disso. Por trás de tudo há uma ciência.

Não encontrei um livro sequer de ciências exatas. O que mostra como a matemática e física, por exemplo, são áreas do conhecimento tão odiadas. Afinal, se houvesse demanda por livros com estes temas, as poucas estantes da livraria se dedicariam, ao menos um pouco, oferecendo livros a respeito.

Somos uma sociedade muito tecnológica, mas pouco científica. A tecnologia rege nossas vidas, mas não dominamos nem mesmo seus aspectos técnicos. Ela é mais um instrumento para entretenimento.

E sem educação científica o mercado fica com cada vez menos profissionais preparados. Essa é uma das razões porque o Brasil inova tão pouco. Se até mesmo os EUA é criticado por Sagan, imagina o que ele não diria sobre a educação no Brasil?

Se eduque cientificamente, pois não apenas tomará melhores decisões para si, mas para o mundo. Não se contamine com teorias da conspiração como “o aquecimento global é uma farsa” ou coisas assim.

A ciência explica tudo. Aprenda com ela.

Renan Antunes