Obrigado Investidor

 

Os gráficos são representações visuais do comportamento dos investidores diante dos fatos econômicos. Logo, o que está por trás do que vemos, são reações a acontecimentos, e desdobramentos do que as pessoas interpretam sobre eles.

A obsessão em analisar apenas aspectos gráficos nos aliena da realidade que os estabelece. Quando você entende o todo, tem mais autoconfiança em suas operações e sabe se posicionar diante das possibilidades.

Se você é investidor, é porque decidiu criar riqueza através da bolsa de valores. Há inúmeros outros caminhos que podem te levar à riqueza. Cada um tem suas peculiaridades e o mercado financeiro tem as suas.

A riqueza rápida e fácil muitas vezes é pregada por aí, mas se trata de uma ilusão. Pode ser possível, mas não deve ser o objetivo do investidor. Pois, você pode arriscar muito mais do que deveria e arruinar seu patrimônio.

Por outro lado, se você investe em bolsa, precisa ter a paciência necessária e saber jogar o jogo da realidade que a influencia. É possível se proteger das possibilidades de perdas, mas oscilações sempre irão ocorrer.

Lembre-se que as empresas utilizam o dinheiro investido para construir seus projetos. Não se trata apenas de números na tela, mas de ativos de empresas que produzem inúmeros produtos e serviços que sustentam a sociedade.

Quando você coloca seu dinheiro numa ação, está ajudando uma instituição empresarial a produzir riqueza para o país, emprego para milhares de vidas e sustentabilidade das cadeias globais de suprimento.

O minério que sai do Brasil, é transformado em ferro na China, que por sua vez, é transformado em máquinas e equipamentos que vão ser utilizados na indústria para inúmeras atividades.

Seu dinheiro move a economia global. Seu dinheiro sustenta diversas famílias. Seu dinheiro é o que proporciona a indústria em produzir riqueza e prosperidade. Seu dinheiro é o pilar de um sistema global.

Ao investir, tenha consciência disso. Você, investidor, é parte de uma realidade complexa, enorme e que permite vivermos em abundância.

Obrigado investidor.

Renan Antunes