Estrategias bidirecionais

 

Existem diversas maneiras de se montar uma posição se beneficiando, ao mesmo tempo, se os preços subirem ou caírem. São as estratégias bidirecionais. Só é possível fazer isso através de operações estruturadas, tema que estou abordando em meu curso.

A estratégia mais básica é o hedge com opções. Nele, ao comprarmos uma ação, por exemplo, compramos opções de put, que nos dão o direito de vender a ação por um determinado strike até um determinado período.

Vale a pena gastar com opções, porque a estratégia de hedge pode virar uma estratégia direcional se os preços vão contra a nossa operação. Você está comprado nas ações e irá lucrar se os preços subirem.

Mas, se os preços caírem as opções de put que você comprou, poderão se valorizar muito, principalmente se os preços caírem bastante. Logo, o ativo que você comprou para se proteger, torna-se a fonte de lucro na operação.

Dependendo do valor das opções, você pode até vendê-las e comprar ações, diminuindo seu preço médio e aumentando a quantidade de ações em seu portfólio, possibilitando ganhar mais com dividendos.

Afinal, os dividendos são pagos por ação. Se você consegue aumentar a quantidade de ações em carteira por um preço menor, então está aumentando o potencial de geração de renda do seu portfólio.

Outra estratégia possível de se operar é o strangle. Essa operação estruturada é feita somente com opções. Você adquire opções de call e put dentro do dinheiro, com vencimentos mais longos.

Quando os preços andam de lado as opções tendem a ter uma queda. Mas, quando os preços andam para algum lado, subindo, por exemplo, as opções de call se valorizam e as puts desvalorizam, mas, se o movimento de alta é forte, haverá lucro.

Então você precisa manter a posição até que os preços subam ou caiam muito. Para isso, você pode ir rolando as opções, até ter uma valorização que compense o que foi gasto com a posição.

Essa foi a estratégia utilizada por Nassim Taleb e que o possibilitou ganhar muito dinheiro com grandes crashs na bolsa de valores.

Renan Antunes