No vídeo de estudos de ontem eu falei uma informação que considero importante. Tão importante que resolvi falar no texto de hoje novamente.

A ação MMXM3 sempre aparecia com oportunidade de venda nos meus gráficos. Até que descobri que a empresa deixou de ser listada em bolsa, e o último candle foi de 30% de queda em apenas um pregão.

A razão da empresa ser deslistada, é a sua decretação de falência. Quem tinha ações da companhia simplesmente viu seu dinheiro sumir. Agora, precisa esperar que todos os credores recebam e ver se sobra algo para receber.

Isso mesmo: a lei estabelece quais tipos de dívida tem prioridade quando a empresa fale, ou seja, quem primeiro tem direito de receber. As dívidas alimentícias, como salários, têm prioridade.

Isso porque o patrimônio que sobrou pode não ser capaz de cobrir todas as dívidas.Tudo vai a leilão e o dinheiro levantado é revertido aos credores conforme a prioridade estabelecida na lista.

Os acionistas FICAM POR ÚLTIMO NA LISTA DE CREDORES. No caso da MMX, os acionistas estão esperando todos receberem para ver se vão receber algo.

E tem um detalhe importante: O ACIONISTA PODE TER COMPRADO A EMPRESA PELO VALOR QUE FOR. NÃO QUER DIZER QUE VAI RECEBER O MESMO VALOR QUE INVESTIU.

No caso da MMX, a última cotação foi de R$14,00 por ação. O patrimônio que restará, pode ser tão pequeno, que o acionista que pagou isso pode receber um valor que não venha cobrir tudo que investiu.

Sendo assim, caro leitor. OS ANALISTAS QUE ESTÃO RECOMENDANDO COMPRA DAS AÇÕES DA OI, NÃO TE INFORMAM O RISCO QUE VOCÊ ESTÁ CORRENDO. VOCÊ PODE PERDER TUDO QUE INVESTIU.

Pelo fato de conseguirmos investir em empresas com apenas um clique, a maioria acha que o processo que desenrola é simplista. Ledo engano. Toda empresa listada em bolsa possui o risco de falir e levar seu investimento a valor zero.

Seu dinheiro pode entrar na empresa pela bolsa, mas você pode ter que brigar para receber algo na justiça dentro de um processo de falência.

Cuidado.

Renan Antunes