Toda vez que publico algum estudo mostrando o setup agulhada, alguém vem me perguntar a respeito, ou querendo saber mais sobre o setup, ou achando que peguei a ideia do Didi Aguiar e estou usando como se fosse minha.
Nada disso. Didi Aguiar é o pai da coisa toda. Ele é o criador do setup agulhada e sou apenas um discípulo do Mestre (ele vai me xingar por chamá-lo de mestre, mas já estou acostumado).
Muitos me perguntam se o setup funciona mesmo. É que essa galera já perdeu muito dinheiro em muitos cursos por aí e estão em busca do próximo santo graal, achando que vão ficar ricos com algum método de trading.
Sim, o setup agulhada do Didi funciona. Isso quer dizer que se você operar todas as vezes que ocorre uma agulhada, seu índice de acerto será maior que o de erros. Mas, não se iluda, algumas agulhadas geram stop.
O próprio Didi ensina isso nos cursos dele. Essa atitude me fez respeitá-lo. Ele não vende ilusão e mentira para ninguém. Como um grafista competente, ele conhece o potencial e os limites da Análise Técnica.
O importante não é não tomar stop nunca. O mais importante é ganhar mais do que perder. Tudo é uma questão de estatística. Não encare Análise Gráfica como uma ciência exata, pois o que os gráficos mostram é nada mais que o comportamento de pessoas.
E onde há pessoas, há confusão e não é possível aplicar uma leitura matemática, com o intuito de conseguir prever o que as pessoas farão. Logo, é necessário ter plena consciência disso.
O setup agulhada utiliza médias móveis, que nada mais são que rastreadores de tendência. Como são três médias, e como o gatilho para o trade é o alinhamento delas, a agulhada mostra com maior eficácia o momentum.
Momentum significa que todos os astros estão alinhados na mesma direção. Eu entendo que a grande eficácia do setup agulhada está no fato de utilizar médias de prazo mais curto e mais longo.
Com isso, só entramos em ação quando a intenção de quem opera em curtíssimo e médio prazo estiverem alinhadas, portanto, o potencial de oscilação dos preços tem seu ápice nesse cruzamento de decisões.
O setup agulhada do Didi está entre os mais assertivos.
Renan Antunes