Abandonando o próprio fardo

Durante nossa vida cometemos inúmeros erros. No trading nem se fala. Nosso diário tem os registros de cada um deles. Alguns até geram uma dor no coração e não conseguimos entender onde estávamos com a cabeça para fazer aquilo.

E é só analisando minuciosamente nossos erros que conseguimos identificar nossas falhas e evoluirmos. Mas, só isso não é o suficiente. Existe outra coisa de suma importância que não é desenvolvida pela imensa maioria.

Estou me referindo à autoperdão, a capacidade de perdoar a si mesmo, de não se culpar pelos erros que cometeu e olhar para frente. Eu não vi até hoje algum “psicólogo do trading” tratar isso, mas é algo extremamente importante.

Ficar remoendo o passado não vai adiantar nada. A Bíblia nos fala para “julgarmos todas as coisas e retermos o que é bom”. ( 1 Tessalonicenses 5:21). Sem olhar para o erro não há aprendizado, mas depois da lição, se deve largá-lo.

A Bíblia também diz que Deus joga nossos pecados no mar do esquecimento (Miquéias 7:18,19). O perdão de Deus é completo e surte efeitos imediatos. Não há nada que faça Deus punir alguém por algo que ele mesmo já perdoou.

Muitos têm a sensação de que Deus não os ama. Mas isso não é verdade. Jesus veio ao mundo, se fez homem, habitou entre nós e morreu pelos nossos pecados. O que ele podia fazer foi feito.

Como você pode achar que Jesus não te ama se ele morreu por você ? Consegue entender que o próprio Deus cometeu o ato de maior amor que já existiu? Que ele não ama em palavras mas sim em atitudes ?

Portanto meus amigos e amigas, se o próprio Deus já deu o perdão dele a você e basta você crer para que ele seja manifestado, porque você mesmo não se perdoa pelas coisas que fez no passado?

O fardo pesado pelos seus erros que você carrega e te destrói pode ser retirado se você perdoar a si mesmo. Jesus disse que “o jugo dele é suave e seu fardo é leve (Mateus 11:28,30)”.

Retire o seu fardo e carregue o de Jesus. Só assim, vencerás no trading e na vida.

Renan Antunes